quarta-feira, 9 de março de 2016

Livro - Os Catitas e as Emoções - A Tristeza


Este post é, em primeiro lugar, um grande obrigada à Dr.ª Isabel Soares, a querida Dr.ª Catita!

No passado mês de Fevereiro tive acesso a esta fantástica colecção de livros que começam a fazer sucesso nas minhas consultas!

Os livros retratam situações, com várias personagens, que ilustram acontecimentos e respectivos sentimentos, de um forma tão simples e real que as crianças identificam-se com os Catitas.

Irei, nos próximos tempos, apresentar-vos cada livro, tentando ao máximo partilhar a minha experiência na prática da psicologia. Os sentimentos abordados serão: A Tristeza, a Raiva, o Nojo, Uma Surpresa Má pode trazer uma Surpresa Boa (Surpresa), a Alegria e o Medo.

Os livros são compostos por vários momentos. No primeiro momento, há a apresentação/explicação do sentimento, na sua forma de aparecer e pela sua importância na vida. De seguida uma apresentação dos vários Catitas (sentimentos) que passa, logo de seguida, para a história em si. Por fim, segue uma "nota para os crescidos" e actividades para pensar sobre os acontecimentos do livro e sobre si mesmo.



O livro que irei apresentar desta vez é a Tristeza, bem representada pela história da Lili, uma menina que passou pelo processo de doença da mãe, pela sua morte, e pela consequências do seu estado emocional na escola e no seu corpo, assim como as suas dúvidas e culpabilização. A história dá exemplo das estratégias usadas pelas pessoas à sua volta para ajudá-la a sentir-se melhor.

É uma história simples mas que retrata com muita complexidade um assunto que muitos adultos temem. Falar da morte pode parecer assustador mas os Catitas ajudam a simplificar. 

Mesmo que a criança nunca tenha passado pela situação, a leitura destes livros são uma mais-valia para tomarem conhecimento desta realidade, que pode acontecer a qualquer um, a qualquer hora.

Estes livros podem dirigir-se a pais, professores, educadores e/ou psicólogos. 

Na minha prática, aconteceu um momento muito curioso. Em consulta, tenho uma criança que está a passar por um processo de luto pela recente morte do avô. Ainda, no último mês, passou pela notícia de que irá haver um novo membro na família, reagindo com muita zanga. Apesar do nascimento, o medo da ausência de destaque e de haver uma distribuição de atenção, parece trazer a sensação de perda que necessitará, com certeza, de passar pelo luto desta forma de existir. 
A criança, ao ver o livro, identificou-se e, apesar de ser uma criança que evita, a todo o custo, tratar destes assuntos, o livro serviu como desbloqueador, facilitador da escuta e como folha em branco para expressar o que sente. Foi muito enriquecedor.

Por experiência própria, digo-vos, vale a pena adquiri-los! Para tal, podem contactar através da página do Facebook da Dr.ª Catita!
Energias positivas para todos!!!
Nathalie M.

Sem comentários:

Enviar um comentário