quarta-feira, 23 de março de 2016

Livro - Os Catitas e as Emoções - A Raiva



Depois da Tristeza e da Lili, venho apresentar-vos mais um fantástico livro da Dr.ª Catita, com os Catitas e as Emoções. Desta vez apresento o Simão, com dificuldades de atitude, que após se descontrolar, demonstrou uma grande RAIVA, acabando por fazer asneira. 


Este livro, tal como os outros, é composto por vários momentos, sendo o primeiro a apresentação/explicação do sentimento, na sua forma de aparecer e pela sua importância na vida. De seguida uma apresentação dos vários Catitas (sentimentos) que passa, logo de seguida, para a história em si. Por fim, segue uma "nota para os crescidos" e actividades para pensar sobre os acontecimentos do livro e sobre si mesmo.

O Simão, após um jogo de futebol, mostra mau perder e acaba por destruir uma janela e magoar os seus amigos. A história transmite uma mensagem muito importante sobre a necessidade de auto-controlo, sobre as consequências para o outro e para si mesmo. Ainda, revela uma importante representação de como o adulto deve lidar com situações como esta, com assertividade, sem cólera e ensinando o respeito através da reflexão. Também, de uma forma muito simples mas eficaz, mostra também algumas dicas sobre como lidar com a raiva e obter controlo.

Na minha prática, este livro foi muito útil pois deparei-me com uma situação semelhante, em que um dos meus meninos atirou pedras aos colegas, sendo isto fruto de um descontrolo emocional. Achei que seria uma óptima oportunidade transmitir a mensagem através do livro, com o qual o menino se podia identificar com o Simão. Foi muito pertinente para pensarmos sobre o que aconteceu e nas reais consequências dos seus actos.

Este livro, juntamente com a restante colecção, é um óptimo instrumento para professores, pais e psicólogos, para ensinar as crianças sobre as suas emoções.


Por experiência própria, digo-vos, vale a pena adquiri-los! Para tal, podem contactar através da página do Facebook da Dr.ª Catita!
 
Energias positivas para todos!!!
Nathalie M.


Sem comentários:

Enviar um comentário