sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ludoterapia para Todos - Plasticinas

Olá Pessoal,

Ao longo dos tempos, tenho vindo a receber e-mails a solicitar material que fale sobre a mala de ludo, acima de tudo, sobre os significados de cada brinquedo.

Tenho consciência da escassez de informação que existe sobre este tema e, por forma a satisfazer as dúvidas de muitos de vocês, decidi que os próximos artigos que aqui publicarei irão dedicar-se ao significado de cada brinquedo, individualmente.

Começas com a plasticina...


Significado

  • Construção/Transformador;
  • Organizador;
  • Controlo (manipulação pelo sujeito);
  • Contentor (das emoções).
Na prática: em crianças agitadas, a tensão interna é geradora de muita angústia, havendo pouco espaço à capacidade em estabilizar-se, o que leva à necessidade de controlo intenso. 
Penso na plasticina quase como uma bola anti-stress, com a vantagem de ser manipulável, ao contrário dos elementos externos, estimuladores da ansiedade. 
Ser dono de uma construção (o que quer que a criança faça) dá-lhes uma noção de "poder" que vai, subtilmente, atenuando as sensações e as "conversas" internas que vai vivenciando. Comandar uma acção vai poder, aos poucos, mostrar que pode ser líder da forma como interage com o mundo externo.

Obrigada

Nathalie M.

Sem comentários:

Enviar um comentário