segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Quando Um dos Avós Morre - Livro

Quando um dos Avós Morre - Ser capaz de Enfrentar o Desgosto - Victoria Ryan, Paulinas Editora


Olá colegas,

Este é mais um post prometido para o mês de Setembro.

A morte é um tema que suscita algum constrangimento quando é necessário abordá-lo, havendo várias dúvidas sobre a forma como devemos explicar às crianças, o que devemos contar e, de forma ainda mais difícil, tomar a decisão sobre levar ou não ao funeral.

Há uns meses atrás necessitei debruçar-me sobre este assunto para um encontro de pais, realizado no colégio onde trabalho. Foi uma sessão intensa, onde senti que os pais necessitaram transmitir as suas opiniões e dúvidas, ficando claro que não existem respostas certas nem métodos infalíveis.

É preciso ter em conta muitos factores quando analisamos a vivência da morte e do luto. É preciso estar atento aos sinais comportamentais da criança mas também dos adultos. A premissa principal é esta mensagem ser transmitida por um adulto que a criança confie, num ambiente mais calmo, sem esconder a sua própria dor.

O exemplo que o livro aborda é dos avós mas podemos flexibilizar a sua informação para os diversos casos. O livro começa por salientar que a criança não está sozinha na sua dor, de que pode haver um momento de despedida e dá uma breve descrição do que é a morte. Por forma a tranquilizar a criança, o livro apresenta um texto que explica que chorar é natural, de que irá ter várias sentimentos estranhos, como a culpa, e incentiva à partilha desses sentimentos. Ainda, oferece uma pequena explicação do que é um velório e um funeral.

Este livro é uma boa ferramenta para a criança entrar em contacto com o tema e para que tenha a oportunidade de pensar sobre o assunto, ao mesmo tempo que se sente acompanhada e escutada na sua experiência dolorosa.

Recomendo ;)

Nathalie M.


Sem comentários:

Enviar um comentário