terça-feira, 2 de setembro de 2014

Quando Acontecem Coisas Más - Livro

Estamos em Setembro e recomeça todo um ano letivo que se espera rico em sucessos e esforço. Mas toda a batalha tem altos e baixos e por isso, é preciso estarmos preparados para ajudar a reencontrar bem-estar quando ele se escasseia, porque motivo for.

Em Julho tive o privilégio de conhecer as instalações da Paulinas Editora. Foi com grande gentileza que responderam ao meu pedido para facultar alguns exemplares, tendo como objectivo partilhar convosco. Assim, após reunião, tiveram a amabilidade de oferecer 4 livros, os quais irei apresentar, um a um, ao longo do mês de Setembro.

Obrigada ao Sr. Carlos Rito e à Sra. Directora! 


29 de Julho - Paulinas Editora


A minha primeira recomendação é o livro (que adquiri em loja) “Quando Acontecem Coisas Más”, de Ted O'Neal. Este material pode ser usado como forma de intervenção nas sessões e/ou para mostrar a pais que estejam aflitos e não sabem como abordar os assuntos mais delicados e difíceis de explicar.
Quanto ao livro em si, a forma como os assuntos são descritos, e por não se tratar de um livro com um história longa, torna-o um bom mediador para as crianças abordarem as suas angústias e medos.


O livro pretende tranquilizar as crianças mostrando que não são as únicas a vivenciarem estas emoções, sendo que os adultos (supostamente mais fortes) também podem passar por coisas negativas. Ainda, trata de mostrar que determinados sentimentos são normais, explicando brevemente algumas estratégias para se sentirem melhor. Incentiva a criança a ser corajosa e genuína, mostrando que elas mesmas podem ser heroínas. Por fim, mostra que é natural que estas experiências desenvolvam mudanças em si e nos outros.

Eu gostei muito do livro. Acho-o prático, interessante e directo.
Recomendo!!

Nathalie Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário