terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Era uma vez no estágio... Mala de Ludo - Ludoterapia

Finalmente apliquei a Ludoterapia. 

Trabalhar com crianças é um desafio à imaginação. Para além dos testes normais decidi experimentar a ludoterapia.
Confesso que depois de aplicar esta prática, percebo a importância de se ser abençoado com paciência extra, para brincar.

Nunca quis trabalhar com crianças, mas confesso que estou a adorar. O mais gratificante é sentir que gostam de nós. Demonstram um afecto sincero e envolvem-nos numa espécie de amor terapêutico que nos faz apaixonar por aquela relação. Uma coisa que achei engraçada foi a necessidade de a minha paciente sentir que eu gostava dela, e ainda mais curioso o sentimento de medo da separação durante as férias de natal. Ela perguntou-me "vais ter saudades minhas" e para não lhe responder de forma a que pudesse criar expectativas desajustadas devolvi-lhe a pergunta "queres que eu tenha saudades tuas?". Não sei se fiz bem ou não, mas tranquilizei-a logo de seguida dizendo-lhe que não nos íamos separar durante as férias, que ela iria voltar à consulta.

A Ludoterapia é uma técnica projectiva que nos permite aceder ao mundo interno da criança, mas também nos permite entender como o mundo externo, real funciona.
Para ser possível aplicar esta técnica é preciso utilizar um conjunto de brinquedos que têm, a si atribuídos, um conjunto de significados (possíveis).

De seguida, está disponível um lista que descreve quais os brinquedos que fazem parte da mala de ludo:

  • Pá e Vassora
  • Pistola
  • Biberão
  • Nenuco
  • Seringa
  • Estetoscópio
  • Martelo (de construção)
  • Telemóvel (na minha opinião devem ser dois e devem ser, ou neutros, ou então um de rapariga e outro de rapaz).
  • Carros (um de bombeiro, um de polícia, uma ambulância, dois carros normais, dois carros de corrida, e um táxi).
  • Uma família com várias gerações: Mãe, Pai, Filho, Filha, Bebé, Avô e Avó (Na minha opinião, estes dois últimos devem ser em duplicado, para puderem representar os quatro avós).
  • Plasticina (atenção à plasticina, deve ter alguma qualidade senão corre o risco de esta ser demasiado pegajosa e quase inutilizável).
  • Soldadinhos (típicos; entre 10 a 12 soldadinhos).
  • Tesoura (deve ser adequada a crianças).
  • Livro de Pano (ou de plástico).
  • Boneco de Encaixe.
  • Conjunto de cozinha (6x pratos, talheres, copos; podem ser incluídos alimentos; há quem ache relevante ser incluído um forno).
  • Uma fralda de pano.
  • Penico (ou Bacia)
  • Animais Selvagens, Animais da Quinta, Animais Domésticos (Cão e Gato).
  • Folhas Brancas
  • Lápis de Cor (ou canetas de feltro, ou ainda lápis de cera).
  • Peças de Madeira ou Legos.
Estes brinquedos devem estar todos espalhados dentro duma caixa para que a criança possa explorar.


 Boneco de Encaixe






   
O Táxi é um objecto muito difícil de encontrar. Eu encontrei numa loja dentro do centro comercial Dolce Vita Tejo, chamada Algodão Doce. No site não está sinalizada a loja neste centro comercial, mas foi lá que eu o adquiri










Uma boa sugestão para a família é comprar a "família feliz" do Toys'R'Us. O único problema é a ausência de "Avós".
Sugiro então que se compre os avós na Loja Algodão Doce.

Estas "peças de madeira" podem ser encontradas na loja "Centroxogo".














Soldadinhos Típicos

21 comentários:

  1. Boa noite, será que me pode informar onde adquiriu os soldados (que pelos vistos deixaram de ser tipicos)? E já agora o bacio.

    Muito obrigado
    Ricardo Duarte

    ResponderEliminar
  2. ola! estou a fazer uma caixa ludo como trabalho de avaliaçao para uma disciplina do curso. Foi nos dito que e obrigatorio ter uma familia como um dos brinquedos, mas gostaria de saber porque, qual e a sua opiniao?

    cumprimentos, Filipa (filipa56@sapo.pt caso queira responder).
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá a ambos...

    Respondendo sobre o bacio, comprei numa loja de brinquedos, na zona dos artigos dos bebés de brincar, especificamente na loja centroxogo (em PT). Existem também bebés de brincar que são vendidos com um bacio incluído.

    Quando à família, comprei um conjunto da Toys'r'us, por 10 euros.

    Pela minha experiência a família pode ser indicadora da dinâmica familiar. um exemplo concreto é a forma como é tratado o elemento mais pequeno por uma criança que tem um irmão mais novo, de quem sente ciúmes.
    Para ser mais objectiva, podes sempre utilizar o ludodiagnóstico, isto é, pedir especificamente à criança para brincar apenas com esses bonecos.

    Espero ter podido ajudar.

    ResponderEliminar
  4. os soldados foram adquiridos no supermercado Jumbo. Neste natal também já encontrei esses soldados à venda. procura esses, ou podes também adquirir os soldadinhos do filme do Toys story...!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, vou iniciar o meu contacto com a ludoterapia, e gostava de saber se pode indicar qual o "significado"/interpretação de cada um desses brinquedos. Ou seja, imaginemos que estou com uma criança que na sessão só brinca com a plasticina a fazer bolos...que informação poderei retirar daí? Há algum significado "típico" para cada brinquedo?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. olá, há sim. Não é algo assim tão profundo mas existe. se me der o seu e-mail faço-lhe chegar a informação. se não quiser expor aqui o seu mail pode sempre enviar-me um mail para nathalie.f.marques@hotmail.com

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, em primeiro lugar quero felicitá-la pelo Blog, que na minha opinião está bastante organizado e dispõe de muita informaçao essencial há formação de um psicólogo.Estou também a iniciar o meu trabalho com crianças e a começar a utilizar a mala de ludoterapia. No entanto, ainda não tenho um conhecimento aprofundado dobre o significado de cada brinquedo/componente da mala. Será que me podia disponibilizar algumas informações? Destinam-se apenas a meio académico/ trabalho com crianças. Agradecida pela atenção e com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Muito Obrigada pelas mensagens.

    Queria desde já pedir desculpa pela demora da resposta. A vida profissional e pessoal tem andado agitada e não tenho tido possibilidade de me dedicar ao blog.

    Poderei sempre disponibilizar informações. Aproveito para informar que irei realizar um workshop em "A Mala de Ludo" e convido-vos a participar.

    As informações estarão em breve no blog.

    Aproveito também para vos apresentar o meu site que, embora esteja ainda em fase de crescimento, já está preparado para receber as vossas visitas. www.marquespsicologa.pt

    Os melhores cumprimentos,

    Nathalie Marques

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    estava a pesquisar sobre a mala ludo e cheguei ao teu blog. Desde já muitos parabéns pelo teu blog, estou a gostar muito do que tens partilhado, pois mostras muito bons exemplos de material para trabalhar com as crianças. Terminei o estágio profissional há pouco tempo e comecei a trabalhar por conta própria, então gostava de fazer uma caixa ludo como instrumento profissional. Vi nos comentários anteriores que te disponibilizaste para enviar a uma colega alguma informação sobre o significado do brinquedo e interpretação da brincadeira, será que também me poderias fazer chegar essa mesma informação?

    Obrigada.

    Inês Ribeiro

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, se puder envie-me também a informação que podemos retirar com cada brinquedo. Muito obrigada! andreiadomingues5326@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Boa noite...os meus parabéns...Gostaria se possivel que me enviasse informaçao sobre os significados dos brinquedos e também gostaria de fazer um worksop sobre o mewsmo tema basta mandar-me a data e o local, obrigada.
    Atentamente
    Dra. Judite Costa
    email: judite1@msn.com

    ResponderEliminar
  12. Boa Tarde! Será que poderia enviar-me também informação sobre o significado de cada objeto da mala? Muito obrigada! paula_barros27@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Olá. Muito bom dia!
    Li agora o seu artigo, quando me encontrava em "busca" de informação acerca dos materiais para a mala ludo. Estou neste momento à procura de materiais para construir a minha, pelo que me foi bastante útil saber onde posso encontrar alguns desses materiais. Contudo encontro-me um pouco como algumas das pessoas acima, ou seja, com a necessidade de alguma explicação acerca da funcionalidade de alguns dos brinquedos, seria possível que me envia-se também a lista que referiu ter acerca de cada brinquedo? (caso possível pode enviar para o emaill: dglce@hotmail.com)
    Agradeço a atenção dispensada.
    Com os melhores cumprimentos,
    Sónia Maria

    ResponderEliminar
  14. Ola boa tarde, primeiramente adorei seu blog,realmente muito organizado e didatico.
    poderia tambem me mandar por email os significados dos brinquedos acabei de montar um consultorio e ainda nao atendi criancas. obrigada!
    email: nathalialaiactga@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Olá. É um prazer encontrar aqui pessoa tão generosa, adorei seu blog, é muito esclarecedor. Será que poderia me enviar também por email os significados dos brinquedos que acompanham a mala de ludo? Meu email é suelydeabreu2008@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Olá, bom dia!!. Gostei muito do seu blog.... Pode enviar-me por email o significado dos brinquedos que fazem parte da mala de ludo? O meu email é o seguinte: joao___alves@hotmail.com
    Obrigado pela atenção,
    João Alves

    ResponderEliminar
  17. Boa noite.
    Seria possível pedir-lhe que me enviasse para o email a informação de que dispõe acerca da caixa do ludo, isto é, o significado que devemos dar a cada brinquedo e sua interpretação?

    Muito obrigada.
    patricia.barros.claro@gmail.com

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!
    A mala ludo para mim sempre foi uma curiosidade e estou neste momento a tentar recolher informação e quem sabe alguma formação nesta área (já tenho quase a mala completa :)). Pelos comentários acima, pude perceber que está a enviar via mail, informação sobre o significado/ interpretação de cada elemento constituinte da mala, poderá também facultar-me p.f.f. deixo o meu mail: dianacarreira.psi@gmail.com
    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, acho muito pertinente toda a informação aqui partilhada ! Muitos parabéns! Gostaria também de saber se é possível fazer.me chegar a informação sobre o significado de cada elemento da caixa ludo. O meu email é anaisabelmc93@gmail.com. desde já muito obrigada.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite! Muito interessante o seu blog! parabéns! Será que me pode fornecer mais informações sobre o significado de cada brinquedo que constitui a mala? Desde jà, muito obrigada cá de Cabo Verde.
    Email: psi.denise.oliveira@gmail.com

    ResponderEliminar